Agora que definimos a segmentação da persona do comprador e fornecemos alguns métodos de segmentação, vamos explicar por que ela é importante para sua estratégia de marketing e seu negócio.
A segmentação de persona no marketing permite:
1. Comunique-se de forma mais eficaz com seus diferentes clientes, e até com clientes em potencial.
Ao entender os pontos problemáticos, os valores e as atitudes de seus clientes em relação à sua marca por meio de personas, você pode atender às necessidades deles e abordá-los adequadamente. Você está atendendo às necessidades de um segmento específico de persona do comprador? Se sim, como e por qual canal você pretende se comunicar com eles?
2. Identifique quais canais usar para entrar em contato com seus clientes e quais os principais pilares de comunicação que você deve usar.
Segmentar suas personas de acordo com o consumo de mídia dá uma ideia de qual canal você deve focar. Isso também permite que seus clientes sintam que estão conectados com você: você sabe onde alcançá-los e sabe o que dizer.
3. Identifique onde os clientes estão no funil de compra.
Você pode segmentar suas buyer personas de acordo com a posição delas no funil do comprador. Ao fazer isso, você saberá o nível de interesse deles em seu produto. Você tem um segmento de buyer persona no topo do funil? Você pode ter clientes em potencial interessados em seus serviços que estão no topo do funil e será preciso mais esforço para convertê-los.
4. Nutrir efetivamente os clientes que estão nos diferentes estágios do funil de compra.
Agora que você segmentou suas buyer personas de acordo com a posição delas no funil do comprador, é hora de agir. Alimente seus clientes pelo canal certo e com as mensagens apropriadas, e eles podem deslizar mais para baixo no funil.
5. Identifique os segmentos nos quais você deve concentrar seu tempo, orçamento e recursos.
Você pode categorizar suas personas de acordo com o quão engajadas elas estão e quais ocupam mais tempo e recursos. Ao segmentar suas personas dessa maneira, você pode distribuir estrategicamente o tempo e o orçamento de sua equipe de marketing.
Você pode alocar um tempo mínimo para seu segmento de persona de comprador de alto volume, mas menos engajado. Dessa forma, você pode dedicar mais tempo ao seu segmento de persona de baixo volume, mas altamente engajado.