Aprender a qualificar leads é o primeiro passo para alavancar as vendas de uma empresa
Com o marketing digital se mostrando cada dia mais importante no cotidiano de empresas de todos os portes, entender o que é e como funciona o processo de qualificação de leads vem se tornando quase uma obrigação para pequenas, médias, grandes e novas empresas, que não sabem o que fazer com aquele lead qualificado que ainda não fechou a compra.
Na mesma medida que empreendedores leigos no assunto estão buscando “se formar” em qualificação de leads para aumentar suas receitas mensais, muitas outras empresas que se recusam a aderir ao mundo digital estão ficando para trás, perdendo a chance de vender e lucrar alto através da internet. Claro que para começar um negócio correto na internet é necessário adquirir outras ferramentas, como um erp para e-commerce, ou algumas estratégias que podem ser úteis.
No entanto, as empresas que estão de braços abertos para se posicionar na internet precisam conhecer a estratégia certeira para fisgar aquele cliente e acompanhá-lo pela jornada de compra. Com certeza esse será um fator que aumentará os lucros no fim do mês. A seguir, conheça um pouco mais sobre o assunto.
Entendendo o que é qualificação de leads
A qualificação de leads é um processo fundamental para empresas elevarem vendas. A qualificação envolve várias fases que vão desde a avaliação e a classificação de potenciais clientes, com o objetivo de direcionar esforços e recursos de forma mais eficaz para torná-los leads quentes, até montar megaestratégias.
Afinal, “leads” são apenas pessoas ou empresas que demonstraram interesse em seu produto ou serviço, e após descobri-los há um longo caminho a percorrer até a venda ser realizada. Estratégias de qualificação visam determinar quais desses leads têm maior probabilidade de se tornarem clientes. Isso é feito através de diversos critérios, que podem variar de acordo com a estratégia de marketing da empresa.
Sabendo o que é a qualificação de leads e como ela funciona, é necessário partir para um próximo passo, que, no caso, é como realizar essa qualificação na prática.
Como uma empresa qualifica leads?
Qualificar leads pode parecer em primeira instância uma tarefa bastante complexa, mas, de forma resumida, consiste em apenas separar as pessoas interessadas em seu produto ou serviço em grupos diferentes com base em algumas perguntas-chave.
Primeiro passo: a equipe de marketing deve definir critérios
O primeiro passo para determinar se o lead realmente se tornará um cliente fidelizado se resume na seguinte pergunta: quem é o cliente ideal para os quais seus produtos são destinados? Nessa etapa será criada a famosa “persona” da empresa. Construindo essa imagem de cliente ideal, será possível, por meio da base de dados, “separar o joio do trigo” e conseguir produzir conteúdos direcionados a transformar esses leads em potenciais clientes.
Coletar informações, pontuar e classificar leads
Após o primeiro passo, será necessário criar um formulário de perguntas para que os possíveis clientes interajam com a empresa e deixem informações para um possível e-mail marketing, por exemplo. Ao coletar essas informações, a equipe poderá pontuar os leads e classificá-los para, em seguida, conseguir tomar ações de acordo com suas classificações. Para essas últimas etapas, contar com alguma ferramenta que automatiza o processo com certeza será uma excelente ideia.
Sabendo como qualificar leads, é importante lembrar que essa estratégia deve ser reproduzida continuamente. Afinal, à medida que os leads interagem mais com a marca e a empresa, é necessário atualizar as classificações mantendo apenas os leads quentes como prioridade. Já para leads frios — os que ainda estão decidindo o que vão comprar —, é necessário continuar com a abordagem de educá-los até que cheguem à decisão de compra.