Quando falamos em testes de acessibilidade com usuários, nos referimos a um conjunto de estudos de usabilidade focados em usuários que contam com tecnologias assistivas para acessar conteúdos da web.
O objetivo geralmente é determinar se todos, independentemente de deficiências físicas ou cognitivas, podem usar um site. Para um projeto recente, a Knowbility , uma organização sem fins lucrativos dedicada a aumentar a acessibilidade da tecnologia, realizou uma avaliação de acessibilidade usando nosso software.
Uma captura de tela da página inicial do site Knowbility.
Participantes
Eles recrutaram participantes com necessidades especiais para acessar sites para que os pesquisadores pudessem determinar quais barreiras os participantes podem enfrentar ao navegar no site de uma determinada universidade.
Os participantes consistiram em:
- Pessoas com deficiência visual (desde baixa visão até cegueira legal)
- Pessoas com deficiência cognitiva (como uma lesão cerebral traumática)
- Pessoas com deficiência motora (por exemplo, um amputado)
Alguns participantes usaram tecnologias assistivas como leitores de tela, ampliadores de tela e tecnologia adaptativa para deficiências motoras.
Descobertas
No geral, o site testado pode se beneficiar de várias melhorias, embora 6 dos 9 participantes tenham concluído que o site era fácil de usar. Nem um único participante achou difícil acompanhar sua localização atual no site. Todos eles acharam a navegação, em geral, lógica e bem apresentada.
Os três principais problemas de acessibilidade encontrados tinham a ver com o uso do teclado e a acessibilidade do leitor de tela.
- Os menus suspensos não eram acessíveis via teclado, tornando-os inacessíveis para participantes com deficiência visual e motora.
- Problemas de foco do teclado foram descobertos: alguns elementos interativos acenderam como pretendido, enquanto outros não.
- A falta de títulos (por exemplo, <h1>, <h2>e <h3>) tornou a navegação tediosa e demorada para aqueles com leitores de tela de áudio. Em vez de poder pular seções de conteúdo que não eram relevantes, a única opção dos participantes era ouvir páginas inteiras de conteúdo até ouvir o item relevante aparecer no leitor de tela.
Essas descobertas geralmente são difíceis de encontrar sem o teste real do usuário. Porque uma coisa é saber como criar sites acessíveis, mas outra coisa é realmente testemunhar como pessoas com habilidades diferentes usam um site.
Teste seu próprio site agora para acessibilidade
- Você pode navegar em seu site apenas com um teclado?
- Seu site usa títulos que são divididos com facilidade suficiente para que um leitor de tela digitalize com eficiência?
- Os elementos interativos são adaptáveis a todos os públicos?
- Seus links são suficientemente diferenciados para visitantes daltônicos?
Certamente há muitas considerações no mundo dos testes de acessibilidade, embora isso não deva impedir os web designers e profissionais de experiência do usuário de garantir que os sites sejam construídos com o design universal em mente.