É possível trabalhar com estratégias digitais e manter o seu customer centric sem depender tanto dos cookies. Para isso, você vai precisar se adaptar à nova realidade, como pode conferir nas alternativas a seguir.
Marketing Data Sync
Essa solução open-source atua como um motor para criar audiências customizadas para as plataformas. Ela permite enviar conversões offline, de forma automatizada e segura, além de contar com funcionalidades adicionais, como informações sobre o comportamento dos usuários e dados de conversão.
Privacy Sandbox do Google
Produzida pelo Google, a Privacy Sandbox vem sendo apontada como uma opção para o mercado nessa adaptação do mercado ao cookieless world. A expectativa é que se trate de uma poderosa ferramenta para a criação e o gerenciamento de anúncios online.
Outros canais para obter dados
Com o fim dos cookies, o uso do bom e velho e-mail marketing vai ajudar a empresa a ficar mais próxima de seu público-alvo. Além de favorecer o compartilhamento de dados pelos usuários, essa estratégia de marketing digital ainda torna o contato interativo e contínuo com o negócio.
Também é possível investir na assinatura de newsletter, sendo essa uma ótima opção para a retenção de clientes. Você pode incentivar essa iniciativa por meio de algumas vantagens, como o recebimento de conteúdos exclusivos para assinantes.
Além disso, estratégias de marketing de conteúdo, como a oferta de e-books, continuam sendo consideradas alternativas interessantes. Para receber o material, o usuário deverá fazer o preenchimento de alguns dados em um formulário simples.
Não há dúvidas de que o fim dos cookies terá impacto nos negócios no mundo online, mas há tempo para você se adaptar, seja com as mudanças nas ações digitais, seja buscando outras alternativas.
O que vai substituir os cookies?
Com o fim dos cookies, o método FLoC (Federated Learning of Cohorts) é a alternativa criada pelo Google. Trata-se de uma coleta de dados anônima, que utiliza rastreadores para monitorar o comportamento dos usuários e traçar um perfil médio, sem identificá-los individualmente.
Os registros anexados colocam os usuários em determinado grupo com os mesmos interesses, sem utilizar informações pessoais, como nome, telefone e e-mail.
Esse perfil gerado pelo método FLoC pode ser vendido para agências de publicidade, por exemplo. Sendo assim, é importante ressaltar que o cookieless word não representa o fim da publicidade online.