Você com certeza já acessou um site pela primeira vez e encontrou um banner pequeno, geralmente no canto inferior da tela, com informações sobre a política do uso de cookies e um botão para aceitar. Os cookies são utilizados como uma ferramenta para guardar informações da sua visita ao site e facilitar sua navegação nos próximos acessos, bem como oferecer uma experiência personalizada.
Contudo, com o aumento dos debates sobre segurança de dados, estamos cada vez mais perto de um cenário cookieless. Ou seja: os sites, CMS e navegadores deverão investir em outras formas de captação de dados do usuário para montar seu perfil em uma estratégia de marketing.
O que são cookies?
Os cookies são arquivos de texto com as informações de navegação do usuário, que ficam armazenadas após sua primeira visita a uma página. Eles servem para identificar o visitante mais rapidamente, melhorando a sua experiência ao adaptar o site ao seu perfil, com preferências específicas como idioma e endereços salvos.
Além disso, são os cookies que armazenam senhas e endereços de e-mail, bem como outras informações de login e ações realizadas no site. É por isso que o seu computador entra de forma quase que automática em redes sociais nas quais você já fez login, ou mesmo sites de e-commerce guardam seu carrinho que foi abandonado antes.
Da mesma forma que os cookies, o cache do navegador armazena imagens e outros arquivos de visualização dos sites. Isso permite que o carregamento seja muito mais ágil no próximo acesso à página.
Qual o impacto dos cookies?
Existem diferentes tipos de cookies, com objetivos diversos. Alguns armazenam apenas características de utilização de sites durante a navegação do usuário, enquanto outros salvam informações pessoais como perfil, senha, login e interesses.
Trata-se de um recurso importante para estratégias de marketing digital, já que os cookies também podem salvar produtos vistos, páginas visitadas e até mesmo a origem do tráfego. Todos esses fatores, quando combinados, permitem que você potencialize sua estratégia de marketing — por exemplo, criando campanhas personalizadas com essas informações.