Formulários de Janela Modal
As janelas modais são uma maneira de exibir conteúdo sob demanda sem exigir que o usuário saia da página atual. Janelas modais caminham em uma linha tênue entre serem úteis e irritantes (como janelas pop-up), portanto, usar essa técnica deve ser usada com o máximo cuidado. Você pode ver muitos sites hoje mostrando automaticamente janelas modais assim que a página for carregada.
Embora esse método possa garantir que você receba sua mensagem na cara do visitante, é frustrantemente invasivo . Permita que seus usuários encontrem naturalmente o que precisam por meio de um design bom, honesto e atencioso.
Formulário de janela modal incorreto
A Under Armour, por exemplo, imediatamente avisa os novos visitantes do site com uma janela modal que contém um formulário de inscrição de e-mail. Mas isso é eficaz?
Como recém-chegado ao site, você está disposto a fornecer seu endereço de e-mail para este formulário de inscrição? Embora essa estratégia possa ganhar força para sua lista de e-mail, você precisa priorizar o UX.
Bom Formulário de Janela Modal
Usar formulários de janela modal é uma boa técnica se isso puder fornecer melhorias de UX. Por exemplo, o Spotify usa um formulário de janela modal para acelerar o processo de inscrição.
Em vez de o usuário clicar no botão de inscrição e ser direcionado para uma página de formulário, uma janela modal aparece quase instantaneamente, economizando alguns segundos e tornando a transição para o formulário da web de inscrição muito mais suave. No exemplo do Spotify, podemos ver uma boa regra a seguir ao exibir formulários de janela modal: Deixe o usuário solicitar o formulário, não o force a ele. Esse conceito é chamado de divulgação progressiva .
Formulários fora da tela
Os layouts fora da tela tornaram-se cada vez mais populares no design de interface do usuário móvel.
E por uma boa razão: quando um designer está trabalhando apenas com cerca de 2 a 3 polegadas de espaço na tela, ele não quer encher a tela com muitas coisas. Ao colocar elementos como menus de navegação, texto auxiliar e formulários web fora da tela até que o usuário precise deles, podemos aprimorar o UX e aproveitar a divulgação progressiva. Em conceito, é semelhante aos formulários de janela modal.
Onde eles diferem é na execução.
Quando usar formulários fora da tela
Os formulários adequados para colocação fora da tela são aqueles que não são usados regularmente, mas são essenciais e críticos quando uma situação exige. Um tipo de formulário que é bem servido pelo posicionamento fora da tela são os formulários de pesquisa. O padrão de design comum para formulários de pesquisa é colocá-los na parte superior do layout.
Em outras palavras, as pessoas esperam formulários de pesquisa no canto superior direito ou no canto superior esquerdo da tela quando precisam pesquisar no site. Mas esses locais são imóveis de primeira linha que podem ser usados de maneira mais otimizada para elementos mais críticos. Nem todo mundo que visita uma página da web precisa realizar uma pesquisa, portanto, colocar um grande formulário de pesquisa desperdiça um espaço valioso na grande maioria das situações.
Uma boa solução que permite ao designer reduzir o espaço que um formulário de pesquisa ocupa é colocá-lo fora da tela até que o usuário peça para vê-lo. Podemos ver isso no menu de navegação fora da tela do Bellroy . Colocar formulários nem sempre cruciais fora da tela nos permite liberar espaço na tela para elementos mais importantes.
Quando eles se tornam cruciais, como no caso de um usuário ter dificuldade em encontrar algo específico em um site, é quando podemos mostrá-lo a eles.