SMO: saiba como otimizar conteúdos para as redes sociais do seu negócio

O SMO consiste na sigla para Social Media Optimization, com tradução em português para a Otimização de Mídias Sociais. 

Essa ação representa o conjunto de estratégias que possuem como objetivo consolidar uma marca por meio das redes sociais, reforçando sua imagem.

É impossível negar a relevância e a importância das redes sociais na era atual. Milhões de usuários acessam redes como o Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Tiktok, dentre outros, seja para consumir ou compartilhar conteúdo. 

Diante da importância desse tema e da relevância que as redes sociais exercem na sociedade, explicaremos o que é o SMO, sua importância e os motivos pelos quais sua empresa deve investir nessa técnica.

O conceito de SMO (Otimização de Mídias Sociais)

Quando falamos sobre SMO, estamos nos referindo à Otimização de Mídias Sociais para a consolidação de uma marca nas redes sociais, por meio das principais redes utilizadas atualmente. Como exemplo, podemos citar o Facebook, Instagram, LinkedIn e o Twitter

Cada vez mais é comum que as marcas utilizem diversos canais de divulgação da marca, auxiliando na comunicação, reforço da marca e interação com o público. Dentre os canais estão as mídias sociais, pelo fato de agregar mais visibilidade e relevância.

Em alguns casos, essas redes também permitem a realização de tráfego pago, o que contribui para o aumento do número de vendas e amplia o alcance de forma mais direcionada.

Assim, as técnicas de Social Media Optimization permitem acompanhar os processos e campanhas realizadas nas redes sociais por meio da publicação de conteúdos, análise dos resultados e possíveis melhorias a partir dos insights que a rede oferece. 

Outra ação bastante vantajosa nessa plataforma, que pode ser gerenciada e qualificada por meio do SMO é a estratégia de inbound marketing, chamada também de marketing de atração. 

Isso porque essa é uma técnica que permite a aproximação, acompanhamento e monitoramento, bem como proximidade com o público de forma mais estratégica, visando atrair e fidelizar os usuários. 

A importância de investir nessa estratégia 

Mas, afinal, qual é a importância dessa estratégia? Listamos alguns benefícios em investir em SMO a seguir:

  • Aumento do engajamento dos usuários;
  • Permite o gerenciamento assertivo das redes sociais;
  • Possibilita a atração de novos seguidores e clientes;
  • Aumenta a visibilidade da marca. 

Como falamos no início deste artigo, as técnicas de SMO servem para promover o engajamento, fidelização do usuário e consolidação da marca, seja diante da concorrência, como também dos clientes. 

Dessa forma, é essencial que a empresa dê atenção especial às redes sociais, assim como a presença de um social media qualificado para utilizar essas plataformas de forma mais adequada e estratégica, obtendo os principais benefícios.

SMO na prática

Agora que você já conhece quais são os benefícios em investir no Social Media, vale a pena conhecer também como aplicar essas estratégias na prática. Ficou curioso? Então prossiga a leitura e conheça 3 dicas do SMO na prática. 

  1. Conheça o público-alvo

O primeiro passo é conhecer o público-alvo, ou seja, definir e ter o conhecimento profundo de quem são as pessoas que podem (e que você intenciona que entrem em contato) para consumir os produtos e serviços do seu negócio.

Isso é essencial no momento de analisar as métricas que avaliam o comportamento dos usuários e ao definir as campanhas que serão traçadas, qualificando as estratégias e os resultados obtidos. 

Por isso, quem são seus clientes deve ser muito claro para a empresa. 

  1. Insira as palavras-chave e hashtags adequadas

A inserção das palavras-chaves e hashtags corretas nas ações de comunicação e marketing são cruciais e determinam o sucesso das campanhas adotadas em sua empresa. Inclusive, essa técnica faz parte do SEO, que contribui com o posicionamento da marca.

No caso do SEO (Search Engine Optimization), a técnica visa a otimização para os mecanismos de busca e deve ser utilizado quando falamos da otimização de Mídias Sociais para ampliar ainda mais o desempenho.

É possível investir na integração dessas estratégias, levando em conta o aumento do engajamento do público e otimizando a performance. 

Para isso, é importante utilizar e conhecer as palavras-chaves que são relevantes para os usuários, seja nas descrições das postagens, nos títulos e até mesmo na bio.

Isso facilita até mesmo que o cliente encontre sua empresa por meio de uma busca em canais como o Google. 

  1. Verique o uso de  links para as redes sociais

Geralmente, a empresa também possui sites ou blogs além das redes sociais. 

Mesmo a partir desses canais, é muito importante levar o cliente até sua página nas redes – e vice-versa. Mas como isso pode ser feito? Por meio da inserção de botões com links de redirecionamento para as suas redes sociais.

Isso é fundamental para atrair novos clientes e fazer com que outras pessoas conheçam sua marca.

Outro ponto importante é inserir um link para que as pessoas possam compartilhar o seu conteúdo! 

A partir dessas 3 dicas, passe a utilizar as técnicas de SMO na prática e veja uma melhora considerável das suas redes sociais. 
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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