Processo de mineração de dados: como funciona a mineração de dados?

Processo de mineração de dados: como funciona a mineração de dados?

1. Estabelecendo sua meta

Antes de poder analisar seus dados, você precisa ter uma meta de negócios clara em mente das perguntas que deseja responder e dos problemas que deseja resolver com seus dados.

Exemplos de objetivos de negócios são:

  • Saiba mais sobre seus clientes atuais
  • Melhorar as vendas de seus anúncios pay-per-click (PPC)
  • Direcionar mais tráfego para seu site

Sem estabelecer um foco ou objetivo claro, você analisará quantidades infinitas de dados sem identificar nenhuma informação útil para ajudá-lo a melhorar o desempenho de seus negócios.

2. Determinando os dados que você deseja analisar

Agora que você estabeleceu sua meta, a próxima etapa no processo de mineração de dados é determinar os dados que deseja analisar para ajudá-lo a atingir essa meta.

Vejamos os mesmos objetivos que mencionamos acima como exemplo de tipos de dados que você pode analisar:

  • Aprender mais sobre seus clientes: para esse objetivo, você deve analisar os dados demográficos , o histórico de compras e o comportamento de seus clientes em seu site.
  • Melhorar as vendas de anúncios PPC: para esse objetivo, você deve analisar os resultados de sua campanha PPC . Isso pode incluir a análise do total de cliques, impressões, custo por clique (CPC) , taxa de conversão e retorno do investimento em publicidade (ROAS) .
  • Direcionar mais tráfego para o seu site: para esse objetivo, você pode analisar o número de visitas ao site, a quantidade de usuários ativos e recorrentes e as origens do tráfego na web.

Determinar os dados que você deseja analisar é essencial. Sem se concentrar em conjuntos de dados específicos, você pode facilmente ficar sobrecarregado tentando coletar e analisar todas as informações disponíveis, o que desperdiça tempo e recursos.

3. Coletando seus dados

Agora que você tem um foco claro nos dados que deseja examinar, precisará começar a coletar seus dados.

Há toneladas de ferramentas de análise de dados disponíveis para ajudar a tornar essa etapa do processo de mineração de dados muito fácil.

Um data warehouse é um dos melhores lugares para armazenar grandes quantidades de dados com segurança. Além disso, você pode usar outras opções de software úteis para coletar informações específicas sobre seus clientes ou estratégias de marketing.

Por exemplo, se você quiser saber mais sobre seu público, uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) é uma das melhores opções de software de mineração de dados. Ele coleta e rastreia automaticamente informações valiosas sobre seus clientes potenciais e atuais, como endereços de e-mail ou cargo.

Você também pode usar outras plataformas de análise de dados que permitem acompanhar os resultados de suas campanhas de marketing, como MarketingCloudFX .

Este software líder do setor permite que você colete dados essenciais de suas campanhas de marketing e muito mais. Por exemplo, você pode usar o MarketingCloudFX para coletar dados do seu site, como suas fontes de tráfego.

4. Analisando seus dados

Então, você coletou os dados. O que acontece depois? A parte mais importante da mineração de dados é a fase de análise.

Nesta fase, você analisará seus dados para identificar semelhanças, tendências e outros insights valiosos. Você também pode reservar um tempo para organizar seus dados para torná-los mais fáceis de entender.

Por exemplo, ao analisar os dados demográficos de seus clientes, você pode perceber que a maioria deles está na mesma faixa etária ou local.

Se você analisar as origens do seu tráfego na web, poderá notar que a maior parte do seu tráfego vem de resultados de pesquisa orgânica no Google.

A análise de dados é crucial porque ajuda você a medir seus resultados atuais e sucessos de campanha para ajudá-lo a determinar como melhorar suas estratégias para gerar mais receita no futuro.

5. Otimizando suas estratégias

Depois de analisar seus dados, é hora de otimizar suas estratégias e operações de negócios com base em suas descobertas.

Por exemplo, se você perceber que a maioria de seus clientes está na mesma faixa etária, você pode usar os recursos de segmentação por público -alvo em seus anúncios para garantir que suas promoções alcancem mais pessoas nessa faixa etária para aumentar suas vendas.

Suponha que você determine que a maior parte do seu tráfego na web vem do Google. Nesse caso, você pode implementar uma estratégia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para aumentar seus rankings e melhorar sua visibilidade online.

Essas otimizações ajudam você a melhorar suas estratégias para o futuro para que você possa gerar mais receita e expandir seus negócios.

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