Para quem investe em um marketplace, é essencial contar com estratégias de marketing. Isso porque essas estratégias são direcionadas para a atração de clientes para sua marca, além de contribuir para a visibilidade do seu negócio.
Mas, o que é o marketplace? É um tipo de shopping virtual, em que a pessoa visita uma página e pode verificar lojas e produtos diversos, ou mesmo pesquisar por uma determinada marca. Ganha quem consegue se destacar nesse mercado e atrair a atenção dos clientes.
Dessa forma, falaremos sobre a aplicação do marketing digital aos marketplaces, mostrando como você pode atrair mais tráfego e convertê-lo em novos negócios.
Além disso, falaremos sobre os canais para trabalhar o funil de marketing. Confira os detalhes no decorrer da leitura.
Os benefícios do marketing digital
Se sua loja possui um espaço virtual para a venda de seus produtos e serviços, é muito importante se lembrar de aplicar algumas estratégias de marketing no ambiente digital.
Isso é importante porque essa área trabalha na aquisição de clientes para o seu negócio, permitindo a expansão da empresa.
Outro ponto positivo diz respeito à facilidade nos processos de mensuração e análise dos resultados, além do controle sobre o ROI (retorno sobre o investimento).
Com o uso dessas estratégias, estamos lidando diretamente com o inbound marketing, conhecido também como marketing de atração.
A possibilidade de atrair os clientes já representa um grande benefício para sua empresa.
Se você deseja ver seu negócio crescer, ter mais tráfego e obter um diferencial competitivo diante do mercado, prossiga a leitura para conhecer as estratégias de marketing.
A aplicação do marketing digital no marketplace
Estar no ambiente digital é indispensável para as empresas que desejam atrair os clientes e reforçar a autoridade da sua marca.
Se você possui uma loja virtual, existem algumas dicas de marketing que são essenciais. Listamos elas a seguir:
- Invista em marketing de conteúdo;
- Planeje as palavras-chave;
- Utilize técnicas de SEO;
- Tenha redes sociais;
- Invista em mídia paga.
Explicando sobre cada um dos tópicos, é possível visualizar o marketing de conteúdo como uma ferramenta que permite a produção de guias, artigos, e-books, vídeos, infográficos, fotos, dentre outros.
Esse conteúdo deve ter relação com sua marca, além de ser atraente e relevante para o seu público-alvo.
O marketing de conteúdo é feito a partir do entendimento de cada jornada de compra.
Por exemplo, enquanto existem pessoas que estão em uma fase decisiva no processo de compra, outras ainda nem identificaram que têm um problema.
Outro aspecto fundamental é planejar as palavras-chaves e trabalhar com as técnicas de SEO.
Palavras-chave e SEO
O SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou a otimização em motores de busca.
Isso representa dizer que quando uma pessoa realiza uma pesquisa no Google, os sites que contam com as estratégias de SEO aparecem nas primeiras posições.
Essa melhora no ranqueamento é essencial para captar novos clientes para sua marca, além de agregar credibilidade ao seu negócio.
Para aplicar essa estratégia, é importante que sua empresa realize um estudo sobre o público-alvo e suas preferências, pois isso contribui para o levantamento das palavras-chaves que são usadas pelos usuários para encontrar materiais em seu nicho de atuação.
Redes sociais e mídia paga
Outra ação muito importante é criar um perfil nas redes sociais para divulgar o seu marketplace, redirecionando para a página da loja.
Para ter um bom direcionamento é necessário identificar quais dessas plataformas seus potenciais clientes estão e como se comunicar com eles nas redes.
Isso representa fazer uma análise prévia sobre quais são os melhores canais para se investir, seja o Instagram, o Linkedin ou Facebook.
Para isso, é importante que sua empresa crie um planejamento de publicações, realize o acompanhamento das métricas, identifique o número de cliques e compartilhamentos, bem como verifique quantas vendas foram geradas por derivação desses canais.
Inclusive, considerando as redes sociais e sites, também é necessário citar a importância da mídia paga.
Ao falar sobre o SEO, de forma pura, é preciso ressaltar que essa é uma estratégia orgânica, ou seja, que não requer pagamento para fazer com que seu site tenha um bom ranqueamento.
Contudo, para trazer mais visibilidade a loja no marketplace, além de acelerar os resultados, também é muito importante investir em anúncios nas redes sociais e nos buscadores. Ou seja, utilizar o Google Ads, Facebook Ads e o Instagram Ads, por exemplo.
Para criar uma campanha é bem fácil e os valores podem ser definidos a partir da quantidade de dias escolhidos para uma campanha.
Assim, ao integrar as campanhas, é possível ter resultados mais rápidos e otimizados por meio do marketing digital para marketplaces, destacando a loja.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Ideal Marketing, onde você encontra todas as plataformas que sua empresa precisa e pode entender muito mais sobre o marketing em um só lugar.