Por que usar o marketing omnichannel?

Por que usar o marketing omnichannel?

O marketing omnichannel ajuda a proteger sua empresa das constantes mudanças no mundo do marketing digital. Como você usa vários canais para alcançar seu público, não depende de uma plataforma específica para ter sucesso. Assim, por exemplo, se o sucesso do marketing de sua empresa dependesse inteiramente do remarketing para seu público por meio das mídias sociais, uma grande mudança como se livrar de cookies de terceiros (o que é uma coisa real que está acontecendo) muito impactar negativamente sua estratégia. É muito mais fácil dinamizar se você tiver outros meios para alcançar seu público.

Quase 70% dos clientes contam com uma variedade de canais para fazer apenas uma transação, de acordo com a Salesforce. Uma estratégia de marketing omnichannel significa que sua empresa pode usar esses canais para conhecer pessoas no processo de compra e movê-las para uma compra.

E como o marketing omnichannel se concentra no cliente e em como ele usa a Internet, você pode oferecer uma melhor experiência ao cliente. Grandes experiências do cliente levam a clientes mais felizes (e que retornam). Um estudo descobriu que 75% dos americanos são mais propensos a mostrar lealdade a uma empresa se receberem atendimento personalizado ao cliente. Esse mesmo estudo compartilhou que mais de 70% dos americanos se esforçariam para trabalhar com uma empresa que possui padrões mais altos de atendimento ao cliente.

Para lançar com sucesso uma estratégia omnichannel, você precisa de uma compreensão mais profunda do seu público e como eles vão de fãs de sua empresa a clientes recorrentes. Os insights que você obtém ao mergulhar nas jornadas de seus clientes podem ajudá-lo a atender às expectativas já existentes e enriquecer suas campanhas de marketing em geral.

A Salesforce compartilha que mais de 65% dos clientes chegam a uma empresa esperando que ela entenda as necessidades e expectativas que eles têm. Você certamente terá uma sólida compreensão de seus clientes depois de criar sua estratégia de marketing omnichannel.

Último benefício antes de passar para a próxima seção do vídeo. Um relatório da Harvard Business Review compartilhou que os clientes omnichannel em um ambiente de varejo gastam em média 4% a mais quando compram em uma loja e 10% a mais quando compram on-line, em comparação com clientes que usaram um canal.

Então, para resumir: uma abordagem omnichannel ajuda você a antecipar melhor as necessidades de seus clientes, criar fidelidade e potencialmente aumentar suas vendas.

Como começar com campanhas de marketing omnichannel

Compreender seus clientes e seus pontos de contato com sua empresa continua sendo uma grande parte de seus esforços omnichannel, portanto, descobrir os canais que eles usam e onde eles interagem com você é fundamental para seu sucesso.

Se você usa uma plataforma de dados própria, como um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) ou uma plataforma de dados do cliente (CDP) , já tem um ótimo lugar para analisar os caminhos de compra de seus clientes. Se você usar uma ferramenta de análise em seu site, poderá visualizar diferentes métricas que informam como as pessoas chegaram às suas páginas e as interações que tiveram com seu conteúdo.

Você também pode perguntar aos seus clientes antigos ou atuais como eles o encontraram e as etapas que eles seguiram para fazer uma compra. Não precisa ser super complicado.

Acho que devo mencionar que você não quer se espalhar muito. Você deve estar nos canais que seus clientes usam, mas apenas se tiver os recursos. Concentrar sua energia em 3-4 canais é muito mais eficaz (e menos estressante do que) lutar para acompanhar 7 canais.

Depois de saber onde seus clientes passam o tempo on-line , você pode descobrir como atender às necessidades e expectativas deles. Identifique os pontos problemáticos pesquisando as consultas que levam as pessoas às suas páginas com uma ferramenta como o Google Search Console , Ahrefs ou Semrush . Novamente, você sempre pode perguntar aos seus clientes quais informações eles achariam úteis. Ou até mesmo entre em contato com sua equipe de vendas, se você tiver uma.

Não se esqueça de ficar de olho nas suas campanhas. Você pode ter perdido um pouco o alvo com seu conteúdo ou seu público mudou à medida que cresceu. A melhor parte do marketing digital é que você pode fazer atualizações rapidamente com base em seus dados.

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