O SMO consiste na sigla para Social Media Optimization, com tradução em português para a Otimização de Mídias Sociais.
Essa ação representa o conjunto de estratégias que possuem como objetivo consolidar uma marca por meio das redes sociais, reforçando sua imagem.
É impossível negar a relevância e a importância das redes sociais na era atual. Milhões de usuários acessam redes como o Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Tiktok, dentre outros, seja para consumir ou compartilhar conteúdo.
Diante da importância desse tema e da relevância que as redes sociais exercem na sociedade, explicaremos o que é o SMO, sua importância e os motivos pelos quais sua empresa deve investir nessa técnica.
O conceito de SMO (Otimização de Mídias Sociais)
Quando falamos sobre SMO, estamos nos referindo à Otimização de Mídias Sociais para a consolidação de uma marca nas redes sociais, por meio das principais redes utilizadas atualmente. Como exemplo, podemos citar o Facebook, Instagram, LinkedIn e o Twitter
Cada vez mais é comum que as marcas utilizem diversos canais de divulgação da marca, auxiliando na comunicação, reforço da marca e interação com o público. Dentre os canais estão as mídias sociais, pelo fato de agregar mais visibilidade e relevância.
Em alguns casos, essas redes também permitem a realização de tráfego pago, o que contribui para o aumento do número de vendas e amplia o alcance de forma mais direcionada.
Assim, as técnicas de Social Media Optimization permitem acompanhar os processos e campanhas realizadas nas redes sociais por meio da publicação de conteúdos, análise dos resultados e possíveis melhorias a partir dos insights que a rede oferece.
Outra ação bastante vantajosa nessa plataforma, que pode ser gerenciada e qualificada por meio do SMO é a estratégia de inbound marketing, chamada também de marketing de atração.
Isso porque essa é uma técnica que permite a aproximação, acompanhamento e monitoramento, bem como proximidade com o público de forma mais estratégica, visando atrair e fidelizar os usuários.
A importância de investir nessa estratégia
Mas, afinal, qual é a importância dessa estratégia? Listamos alguns benefícios em investir em SMO a seguir:
- Aumento do engajamento dos usuários;
- Permite o gerenciamento assertivo das redes sociais;
- Possibilita a atração de novos seguidores e clientes;
- Aumenta a visibilidade da marca.
Como falamos no início deste artigo, as técnicas de SMO servem para promover o engajamento, fidelização do usuário e consolidação da marca, seja diante da concorrência, como também dos clientes.
Dessa forma, é essencial que a empresa dê atenção especial às redes sociais, assim como a presença de um social media qualificado para utilizar essas plataformas de forma mais adequada e estratégica, obtendo os principais benefícios.
SMO na prática
Agora que você já conhece quais são os benefícios em investir no Social Media, vale a pena conhecer também como aplicar essas estratégias na prática. Ficou curioso? Então prossiga a leitura e conheça 3 dicas do SMO na prática.
- Conheça o público-alvo
O primeiro passo é conhecer o público-alvo, ou seja, definir e ter o conhecimento profundo de quem são as pessoas que podem (e que você intenciona que entrem em contato) para consumir os produtos e serviços do seu negócio.
Isso é essencial no momento de analisar as métricas que avaliam o comportamento dos usuários e ao definir as campanhas que serão traçadas, qualificando as estratégias e os resultados obtidos.
Por isso, quem são seus clientes deve ser muito claro para a empresa.
- Insira as palavras-chave e hashtags adequadas
A inserção das palavras-chaves e hashtags corretas nas ações de comunicação e marketing são cruciais e determinam o sucesso das campanhas adotadas em sua empresa. Inclusive, essa técnica faz parte do SEO, que contribui com o posicionamento da marca.
No caso do SEO (Search Engine Optimization), a técnica visa a otimização para os mecanismos de busca e deve ser utilizado quando falamos da otimização de Mídias Sociais para ampliar ainda mais o desempenho.
É possível investir na integração dessas estratégias, levando em conta o aumento do engajamento do público e otimizando a performance.
Para isso, é importante utilizar e conhecer as palavras-chaves que são relevantes para os usuários, seja nas descrições das postagens, nos títulos e até mesmo na bio.
Isso facilita até mesmo que o cliente encontre sua empresa por meio de uma busca em canais como o Google.
- Verique o uso de links para as redes sociais
Geralmente, a empresa também possui sites ou blogs além das redes sociais.
Mesmo a partir desses canais, é muito importante levar o cliente até sua página nas redes – e vice-versa. Mas como isso pode ser feito? Por meio da inserção de botões com links de redirecionamento para as suas redes sociais.
Isso é fundamental para atrair novos clientes e fazer com que outras pessoas conheçam sua marca.
Outro ponto importante é inserir um link para que as pessoas possam compartilhar o seu conteúdo!
A partir dessas 3 dicas, passe a utilizar as técnicas de SMO na prática e veja uma melhora considerável das suas redes sociais.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.