1. Estrategista de conteúdo
Muitas estratégias de marketing digital priorizam o conteúdo da web , e é trabalho do estrategista de conteúdo desenvolver uma estratégia de conteúdo para garantir que você crie o conteúdo certo e o publique estrategicamente.
O estrategista de conteúdo cria o plano para os redatores e outros especialistas de conteúdo cumprirem. Muitos estrategistas de conteúdo usarão seus conhecimentos para planejar conteúdo para SEO e aumentar a visibilidade do seu site , ou podem criar uma estratégia de conteúdo multicanal .
2. Especialista em produção de vídeo
O marketing de vídeo é fundamental para muitas estratégias digitais, pois captura a atenção do seu público e os envolve com seu conteúdo. Como resultado, muitas equipes de conteúdo digital incluirão um especialista em produção de vídeo ao lado de funções mais tradicionais e focadas em cópia.
O especialista em produção de vídeo é responsável por criar o conteúdo de vídeo para a estratégia digital da sua empresa. Eles são especialistas em filmar e editar conteúdo de vídeo que envolve seu público e os mantém assistindo. O especialista em produção de vídeo também pode planejar, enviar e preparar seus vídeos para compartilhamento.
3. Designer gráfico
Considere seus canais de marketing digital e faça um inventário mental de quantos recursos visuais estão neles. Você pode ter visuais de marca em seu site, mídia social, e-mails, banners e anúncios gráficos e muito mais.
Um designer gráfico cria essas imagens e muito mais para chamar a atenção do seu público. Eles também podem criar gráficos atraentes de call-to-action (CTA) para incentivar os visitantes do seu site a converter .
Seu site pode incluir elementos como gráficos compartilháveis e infográficos intercalados em todo o conteúdo.
Quem pode ajudar nisso? Você adivinhou – o designer gráfico.
4. Redator
Outro papel crítico na equipe de marketing de conteúdo é o redator . Enquanto o especialista em produção de vídeo e o designer gráfico criam a multimídia que você compartilhará na web, o redator cria o conteúdo escrito.
Um redator pode escrever postagens de blog e conteúdo de site para sua empresa ou pode escrever uma cópia do anúncio . Por exemplo, você pode exibir anúncios de pesquisa pagos e precisar de uma cópia envolvente para suas campanhas. Um redator seria responsável por escrevê-lo.
5. Especialista em SEO
SEO é o processo de otimizar seu site para aparecer mais alto nos resultados de pesquisa e envolve muitas partes móveis. Um especialista em SEO é um especialista em todos os aspectos do SEO, permitindo que eles criem uma estratégia completa para ajudar seu site a ter uma classificação mais alta .
Algumas tarefas que eles podem realizar para atingir esse objetivo incluem:
- Otimizando os elementos técnicos do seu site
- Auditoria das tags de título do seu site , descrições meta , multimídia e links internos para otimizá-los
- Criando uma estratégia para construir backlinks
- Supervisionar a estratégia de conteúdo de SEO
Dada a natureza interconectada de sua função, o especialista em SEO pode trabalhar em estreita colaboração com os membros da equipe de conteúdo, como o estrategista de conteúdo e redatores.