3 principais razões pelas quais as pequenas empresas fracassam!

Por que a perspectiva de iniciar um pequeno negócio envolve alto risco? De acordo com especialistas do mercado, as menores empresas em geral que começam com menos de cinco funcionários têm apenas 62,5% de chance de permanecer abertas após cinco anos e 28,6% de probabilidade de sobrevivência após 17 anos.

No entanto, as pequenas empresas com menos de 100 funcionários representam mais de 80% de todas as empresas do país. Portanto, mesmo com alto risco, muitas pequenas empresas ainda sobrevivem.

Entender por que as pequenas empresas falham ajudará uma empresa a adotar programas e estratégias que podem evitar os motivos mais comuns de falha e aumentar as chances de sucesso ao longo do ano.

Confira abaixo as 3 principais razões pelas quais as pequenas empresas fracassam e como evitá-las!

Não entender os números

Uma grande razão pela qual as pequenas empresas falham é a falta de financiamento ou capital de giro no início para fazer o “negócio girar”.

Muitas vezes, isso pode ocorrer como resultado de não entender ou não prestar atenção ao que suas planilhas financeiras estão dizendo.

Não rastrear com precisão suas receitas e despesas o deixará às cegas. Você sabe se sua empresa é realmente lucrativa? 

Em alguns casos, a receita pode ser grande e o balanço pode parecer forte, mas você pode não ter dinheiro para manter seu negócio funcionando com todas as despesas.

Como proprietário de uma empresa, você precisa saber quanto de sua receita é necessária para salários, contas de serviços públicos, aluguel, insumos, manutenção, etc, para poder definir metas de crescimento e pensar numa economia de custos de acordo.

Reservar um tempo para ler e entender suas demonstrações financeiras pode evitar que você seja surpreendido e permitir que você reaja e planeje de uma forma que impulsione seus negócios.

Continue lendo para entender mais sobre as 3 principais razões pelas quais as pequenas empresas fracassam.

Falha ao criar um plano de negócios

Deixar de planejar o crescimento de um negócio certamente levará ao seu fracasso. Os planos de negócios e estratégias de marketing devem ter metas e contornos claros de como gerenciar as operações e qual o melhor modo de botar em prática, seja o gerenciamento do negócio, seja para o marketing da empresa.

Esses planos devem incluir informações sobre a administração da empresa, planejamento de gerenciamento de riscos, necessidades e fontes de financiamento, planos de marketing e análise da concorrência.

Traçar claramente a gestão da empresa durante a fase inicial e à medida que ela cresce garantirá uma organização eficiente de funcionários e gestores que atenda às necessidades da operação. O proprietário da empresa deve ter a capacidade de delegar tarefas à equipe de gerenciamento, o que permite transições mais fáceis posteriormente se o proprietário optar por expandir a empresa ou se aposentar. 

Parte do plano de manejo deve incluir informações sobre um plano de saída para o proprietário. O proprietário da empresa não deve presumir que administrará a empresa para sempre. Ter um plano para passar as operações para um novo gerente ou proprietário da empresa facilitará futuras mudanças na liderança.

Os riscos para as empresas mudarão com o tempo, mas todos os negócios precisam avaliar suas fontes de risco potencial e identificar maneiras de mitigá-los

Os planos de marketing e a análise dos concorrentes ajudam a garantir o crescimento dos negócios. As empresas devem diferenciar suas ofertas o suficiente para garantir que atendam às necessidades dos clientes. 

Má Gestão e Administração

Talvez o maior motivo do fracasso de pequenas empresas seja olhar para o espelho e perceber que está fazendo algo errado.

Proprietários de pequenas empresas e empreendedores podem ficar tão focados em fazer as coisas de uma determinada maneira, geralmente porque funcionou para eles no início, que não evoluem.

O que o levou ao ponto em que você está agora pode não ser o que é necessário para levá-lo adiante ou ajudá-lo a superar uma crise. O proprietário de uma empresa pode ter as habilidades e conhecimentos para criar e lançar um produto com sucesso no mercado, mas essas são habilidades muito diferentes de construir, gerenciar e motivar uma equipe a longo prazo.

É fundamental, como proprietário de uma empresa, reconhecer que você não é um especialista em tudo e se cercar de pessoas que possam preencher as lacunas. Isso pode significar contratar as pessoas certas, trabalhar com um consultor de negócios ou buscar orientação de seu contador especializado.

Conclusão

Quando se trata de iniciar e desenvolver um negócio, o fracasso é um risco. Para evitar as 3 principais razões pelas quais as pequenas empresas fracassam, tenha sempre um planejamento e a assistência de consultores confiáveis, podem dar ideias e aumentar as chances de sucesso de uma empresa ao longo do tempo para crescer e prosperar.

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