Gestão de tráfego: o que é e como se faz?

Gerir tráfego é algo importante para todo profissional da área de marketing

Com dezenas de estratégias de marketing sendo colocadas em prática todos os dias em busca de atrair mais visitantes para blogs, sites ou lojas virtuais, aprender ao certo o que é a gestão de tráfego se tornou uma dor que todos que atuam no orgânico estão precisando entender. Afinal, ter o benefício de maior quantidade de tráfego devido ao poder do tráfego pago, que traz possíveis leads qualificados para o site, vai aumentar consideravelmente a receita se a conversão acontecer.

Diferente do tráfego orgânico, a gestão de tráfego, unido com o tráfego pago, tem em vista trazer leads qualificados promovendo a marca e o site para possíveis usuários do Google que pesquisam produtos similares ao da empresa em questão. Isso é algo que ajuda milhares de instituições, desde startups até as já consolidadas, a aumentarem as suas receitas e a visibilidade no mercado, por meio de anúncios pagos. 

Entendendo a fundo o que é a gestão de tráfego

Em primeira instância, é importante entender o que é a gestão de tráfego. De forma resumida, essa gestão é a estratégia de marketing digital utilizada por muitos profissionais em busca de atrair mais clientes para seu site ou e-commerce, por exemplo. 

Após realizar uma audiência e segmentar todos os clientes, o gestor de tráfego usa várias ferramentas, como anúncios pagos, para conseguir chegar ao seu público-alvo. Em meio a gestão de tráfego, o responsável também precisa fazer um estudo aprofundado sobre quais são os canais onde seus potenciais clientes estão. Afinal, se não conseguir atingi-los, o dinheiro gasto no anúncio pago não retornará e os esforços de marketing serão totalmente inutilizados. 

Ao encontrar o melhor caminho para atingir os usuários selecionados, o gestor conseguirá ver na prática o aumento de seu brand awareness, parâmetro que estima a visibilidade de uma empresa com seu público e também sua taxa de conversão utilizando conteúdos de qualidade em seu negócio.

Como fazer a gestão de tráfego?

Sabendo que a gestão de tráfego é uma das poderosas armas do marketing digital para atrair leads qualificados, é fundamental entender como o controle de fluxo de informações, dados e recursos pode se mover de forma eficiente e organizada para atrair a atenção daquele potencial cliente que ainda não conhece os serviços ou produtos de determinada empresa.

Conheça as necessidades do negócio para se planejar de forma eficaz

O primeiro passo para uma gestão de tráfego eficaz é entender suas necessidades. Então, avalie o tipo de tráfego que sua organização lida, de rede, web, logístico ou outro. Isso permitirá que a melhor estratégia seja planejada com eficácia.

Use ferramentas que auxiliarão o processo

Ferramentas de monitoramento permitem que a empresa e o gestor acompanhem de perto o tráfego em tempo real. Isso é essencial para identificar gargalos e problemas imediatamente. O novo Google Analytics 4 para tráfego da web ou os softwares de monitoramento de rede são ótimos exemplos de ferramentas que te ajudarão.

É importante lembrar que podem ocorrer oscilações de informações, portanto verificar o tráfego em mais de uma ferramenta talvez seja o ideal para muitos profissionais da área.

Monitoramento contínuo é a chave para uma boa gestão

A gestão de tráfego não é uma tarefa única. É um processo contínuo. Por isso, monitorar regularmente o desempenho e fazer ajustes conforme necessário para garantir que as operações ocorram sem problemas é fundamental. Porém, o mais importante ao lidar com gestão de tráfego é sempre conferir se os esforços de marketing e recursos estão trazendo resultados satisfatórios para a empresa como um todo. 

Caso o retorno venha ser inferior ao valor investido em anúncios pagos, é necessário rever totalmente a estratégia sendo empregada, pois podem existir erros críticos abalando as possibilidades de aumentar a visibilidade e receita gerada pela companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *