É o fim dos cookies? Saiba o que é cookieless marketing e como interfere no seu negócio

Cookieless Marketing

As estratégias digitais de diversos setores do mercado fazem uso de dados dos usuários diariamente. Com o anúncio do Google de que o fim dos cookies está próximo, essas estratégias serão afetadas de forma inevitável. É preciso, portanto, se reinventar e buscar novas maneiras de alcançar o público com o marketing digital.

O que são cookies?

Os cookies são pequenas linhas de código de textos que os sites usam para salvar informações no navegador do usuário, como nome, e-mail, localização, histórico de navegação e interesses pessoais. Ao entrar em qualquer site e clicar no botão de aceitar o uso de cookies, você está concordando que a empresa colete os seus dados.

Esses dados são armazenados temporariamente em pequenos arquivos de texto, e servem para fazer o monitoramento das suas atividades de navegação. Ao entrar de novo no site, todas essas informações coletadas são reconhecidas — o que torna a navegação mais prática e veloz.

Apesar de se tratarem de dados anônimos, esse rastreamento faz com que os cookies sejam uma ferramenta muito útil para entender o comportamento online dos consumidores, como os sites visitados, o tempo de navegação, entre outras informações.

Quais são os tipos de cookies?

Existem diversos tipos de cookies que podem ser usados tanto para facilitar a navegação do usuário quanto para produzir dados que poderão ser usados por empresas publicitárias. Veja como funciona a coleta dessas informações em alguns deles.

Cookies maliciosos

Também chamados de third-party ou cookies de terceiros, são usados para fazer o acompanhamento das atividades online do usuário. Para que isso aconteça, esse tipo de cookie rastreia os hábitos de navegação do visitante, criando um perfil de interesses dessa pessoa.

Posteriormente, esses dados podem ser vendidos para empresas de publicidade e usados em campanhas personalizadas de remarketing e retargeting, por exemplo.

Cookies persistentes

Os cookies persistentes (também chamados de primários ou armazenados) coletam informações como identificação sobre o usuário e preferências dentro do site. Os dados ficam armazenados no disco rígido até expirar ou até que sejam excluídos pelo usuário.

Os cookies persistentes servem para guardar suas informações ao acessar um site novamente. Eles são os responsáveis por fazer com que o site se “lembre” que você adicionou um item ao carrinho de compra, por exemplo.

Cookies de sessão

Os cookies de sessão (ou transitórios) funcionam como uma memória de curto prazo do site. Com eles, os endereços eletrônicos são capazes de conhecer seus visitantes conforme eles navegam pelas páginas.

Em geral, os cookies de sessão armazenam os dados em forma de identificação, sem fazer a coleta dos dados pessoais. Ao fechar o navegador, esses cookies são excluídos automaticamente.

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