Tudo bem. Você pode respirar aliviado. Implementar um programa eficaz de sucesso do cliente na empresa inteira não precisa parecer como se você estivesse escalando o Monte Everest: uma tarefa intimidadora, quase impossível que só os especialistas em retenção de clientes mais corajosos e astutos ousam tentar.
O processo também não precisa acontecer todo de uma vez só. Ufa.
E a outra boa notícia?
Acredite ou não, há várias atividades comuns relacionadas ao sucesso do cliente que a sua empresa de laudos NR10 e outros ramos já estão realizando.
Embora o lançamento de uma equipe e programa completos provavelmente exigirá uma série de mudanças operacionais mais para frente, você pode atenuar a transição de prazo mais longo colocando em prática as estratégias certas e formalizando essas atividades atuais. Mais tarde, quando a sua empresa estiver pronta para avançar com esse programa, você terá feito uma boa parte do trabalho e já estará preparado para o sucesso, para a sua empresa e clientes.
Mas espere um segundo. O sucesso do cliente não é simplesmente um SaaS (software como um serviço)?
Para encurtar a resposta: não é mais.
Tirando o fato de que o sucesso do cliente surgiu em um setor de SaaS de rápido crescimento, também há uma enorme oportunidade para empresas muito além do mundo do software de criar programas significativos e poderosos de sucesso do cliente que geram retenção de clientes e receita recorrente. E, se você for um ávido fã da metodologia de inbound marketing, logo verá como as duas iniciativas funcionam muito bem juntas.
Não importa o setor, o objetivo deste post é destacar como o sucesso do cliente já faz parte daquilo que você já está fazendo e a operacionalização do Sucesso não será um projeto totalmente novo que você terá que começar do zero. Além disso, você descobrirá que a formalização dessas atividades:
- Maximizará a experiência do cliente em cada ponto de contato que o cliente tem com sua empresa
- Promoverá uma melhor comunicação interna
- Contribuirá para o encantamento do cliente (lembra-se do inbound marketing?).
Mas, primeiro, para estruturar as ideias neste artigo de forma mais lógica, vamos discutir o sucesso do cliente no contexto de uma metodologia.