1. Atualize seu conteúdo desatualizado
Existe um termo que nós, profissionais de marketing, gostamos de usar quando nos referimos ao conteúdo que deve ser atemporal: Evergreen. Sim, como as árvores. Essencialmente, o conteúdo perene não depende de tendências, responde a perguntas comuns do setor e fornece uma visão valiosa e aprofundada de um determinado tópico.
Mas, assim como as árvores perenes precisam de TLC para se manterem saudáveis, seu conteúdo perene precisa de sua atenção para permanecer relevante. A Internet é um lugar bastante competitivo. Na verdade, mais da metade de todas as empresas criam conteúdo para seus esforços de marketing. Isso significa que agora há uma chance de um de seus concorrentes estar escrevendo ou atualizando seu conteúdo para que seja melhor e mais abrangente do que o seu. Portanto, se você tiver uma lista de estatísticas de alguns anos atrás que ainda recebe uma quantidade razoável de tráfego, examine-a e atualize-a com novas informações. Se houver determinados tópicos para os quais você criou conteúdo, mas você simplesmente não está vendo classificações altas nos mecanismos de pesquisa, observe os principais resultados. Você pode perceber que seu conteúdo aborda o tópico, mas não é aprofundado o suficiente para dar aos leitores o que eles precisam.
Uma coisa é certa: editar o que você já tem levará muito menos tempo do que escrever algo do zero.
2. Experimente novos formatos
Só porque você criou algo em um determinado formato não significa que a informação tenha que permanecer no mesmo formato. Se você escreveu uma postagem de blog sobre como cuidar de árvores, pode pegar essa informação e colocá-la em um infográfico compartilhável. Talvez você perceba que uma empresa rival elaborou um guia completo para cuidar de árvores, enquanto tudo o que você tem é um monte de páginas de sites mais curtas cobrindo tópicos relacionados. Você pode agrupar essas páginas e criar um guia para download para cuidar de árvores. Tudo o que você precisa fazer é ajustar alguma cópia para que todas as páginas fluam juntas.
Além disso, você pode solicitar os e-mails das pessoas para que elas baixem seu guia, então agora você pode enviar e-mails adicionais e possivelmente veicular anúncios personalizados.
Quer você transforme um vídeo em um podcast , uma postagem de blog em um guia detalhado ou um grande infográfico em gráficos menores, você pode usar sua criatividade para maximizar o alcance obtido com seu conteúdo existente.
3. Compartilhe seu conteúdo nos canais disponíveis
Não publique seu conteúdo uma vez e esqueça. Dê-lhe a promoção que merece. Compartilhar postagens de blog é um ótimo lugar para começar. Você pode definitivamente criar um link para a postagem nas mídias sociais e esperar que as pessoas mordam.
Mas não desista aí. Compartilhe novamente, mas em um formato diferente. Coloque uma ótima citação do post em um gráfico rápido e envie para seus seguidores. Se você fez um vídeo, não se esqueça de compartilhá-lo também. Escreva um resumo rápido de sua postagem e envie-o, junto com um link, para seus assinantes de e-mail .
O reaproveitamento de conteúdo não precisa ser um grande esforço.
Pode ser tão simples quanto compartilhar um trecho de algo que você criou e pedir às pessoas que leiam, assistam ou ouçam a versão completa em seu site ou onde quer que esteja hospedado. Mais uma vez, seja criativo com seu conteúdo ao pensar em como reciclá-lo.