O que é marketing omnichannel?

O que é marketing omnichannel?

O marketing omnichannel significa que sua empresa cria uma experiência de marca perfeita nos diferentes canais de marketing que seus clientes usam.

O comportamento do consumidor molda essa estratégia porque depende de como eles interagem com o seu negócio. A abordagem omnichannel opera sob a ideia de que, quando as pessoas desejam fazer uma compra, seja para um produto ou serviço, elas usarão vários canais online e até offline para tomar sua decisão. Sua empresa precisa conhecer pessoas onde quer que estejam online para ter sucesso com esse tipo de campanha.

Você pode dizer que o marketing omnichannel é uma versão mais complexa do marketing multicanal , que se concentra em alcançar as pessoas por meio de vários canais online, como mídias sociais, e-mail, anúncios e outras formas de comunicação.

Usando uma abordagem multicanal, você normalmente compartilha a mesma mensagem em seus canais de marketing com a esperança de que alguém tome uma ação específica. 

Se você deseja aumentar a participação em sua nova aula de Yoga, por exemplo, compartilhe as informações das próximas aulas nas mídias sociais, em seu boletim informativo por e-mail, em seu site e em seus anúncios.

O marketing omnichannel envolve vários canais online. Mas a complexidade surge quando você tenta conhecer pessoas em diferentes estágios de suas jornadas, em vários locais online, com mensagens personalizadas para cada canal de marketing.

Em vez de compartilhar a mesma mensagem em todos os lugares, você usa seus canais de marketing para orientar as pessoas em uma jornada até sua empresa. Promover sua aula de Yoga com uma abordagem omnichannel ainda usaria uma variedade de canais, mas em vez de compartilhar uma atualização geral sobre a aula, você personaliza seu conteúdo para diferentes pontos de venda.

Você atualiza seu site e publica nas redes sociais que tem uma nova turma. Você alcança pessoas que já frequentaram aulas com um anúncio em vídeo explicando os benefícios da sua nova aula. Você envia a esses alunos atuais e antigos um código de desconto por e-mail. Então, alguns dias antes de sua nova aula, você envia uma atualização por SMS que pergunta aos inscritos se eles estarão presentes.

Exemplos adicionais de marketing omnichannel

Deixe-me falar sobre o Redbubble, um site que permite que artistas criem designs que se tornam camisetas, adesivos, pôsteres e muito mais.

Redbubble tem um site e um aplicativo onde você pode visualizar e comprar produtos. Se você criar uma conta, poderá salvar seus itens favoritos e voltar a eles no aplicativo ou site. Bem sem costura.

Ao fornecer informações de contato ao Redbubble, você pode receber recomendações por e-mail que se adequam às suas interações com a plataforma.

Então, você viu algumas coisas legais que você quer. Redbubble não para por aí. Eles adoçam o negócio. Para trazer você de volta ao site ou aplicativo, o Redbubble pode chegar até você com anúncios de mídia social que promovem descontos ou ofertas especiais no site.

Tome nota desta abordagem omnichannel. Ele não apenas compartilha a mesma coisa em todas as plataformas. No exemplo, todos os canais de marketing usam mensagens um pouco diferentes, mas coesas, que o levam a um objetivo, neste caso, é fazer uma compra.

Você não precisa de um aplicativo sofisticado ou tecnologia cara para ter uma presença omnichannel. Digamos que você ofereça serviços de reforma da casa . Você tem um formulário em seu site para as pessoas entrarem em contato com você e, quando preenchem o formulário, especificam por que precisam de seus serviços por meio de uma caixa suspensa.

Depois de preencher o formulário, eles recebem um texto agradecendo pelas informações do projeto e compartilhando um cronograma de quando podem esperar uma resposta. Depois que eles marcam uma reunião inicial com você, você usa a automação para enviar um e-mail sobre o que saber antes da reunião e como fazer um orçamento para o projeto específico que eles definiram no formulário de contato.

Você define uma data para o início da construção em uma reunião presencial e fornece alguns documentos informativos ao seu cliente. Um dos documentos contém um código QR com um link para um vídeo sobre como preparar sua casa para a construção .

Depois que o trabalho estiver concluído, você envia seus boletins regulares por e-mail para o cliente e, ocasionalmente, envia um anúncio sobre uma promoção especial que eles podem achar interessante.

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