A notícia do Google sobre o fim dos cookies aconteceu em janeiro de 2020, mas as mudanças serão efetivadas ao longo de 2023, quando o suporte do navegador será encerrado. Essa decisão vem do desejo do Google de aumentar a privacidade dos usuários do seu navegador, o Google Chrome.
Os sites foram obrigados a pedir permissão aos usuários para que compartilhem as informações de pesquisa dessas pessoas, permitindo que os dados sejam usados para o direcionamento de propagandas personalizadas.
Isso acontece porque os cookies maliciosos são considerados invasivos por muitos usuários — afinal, além de analisar dados de navegação, são capazes de identificar outras informações, como configurações e o sistema operacional usado no computador ou no smartphone.
Qual é o impacto de uma internet sem cookies (cookieless) nos negócios?
O anúncio de que os cookies estão com os dias contados trouxe uma certa insegurança para o mercado, já que essa ferramenta tem grande relevância na publicidade online, direcionando anúncios e links patrocinados ao público-alvo.
Entre os principais impactos dessa mudança, estão os seguintes:
- menos acesso a informações relevantes para a criação de estratégias de remarketing;
- menos entendimento sobre quais páginas geram mais engajamento;
- dificuldade para identificar o interesse dos usuários em produtos e conteúdos do site;
- falta de personalização quando o usuário acessar o site;
- impacto em ferramentas de automação de marketing.
O que vai substituir os cookies?
Com o fim dos cookies, o método FLoC (Federated Learning of Cohorts) é a alternativa criada pelo Google. Trata-se de uma coleta de dados anônima, que utiliza rastreadores para monitorar o comportamento dos usuários e traçar um perfil médio, sem identificá-los individualmente.
Os registros anexados colocam os usuários em determinado grupo com os mesmos interesses, sem utilizar informações pessoais, como nome, telefone e e-mail.
Esse perfil gerado pelo método FLoC pode ser vendido para agências de publicidade, por exemplo. Sendo assim, é importante ressaltar que o cookieless word não representa o fim da publicidade online.